quarta-feira, 30 de setembro de 2009


Barfly e Umbando se apresentam na Ambientar


Dando continuidade à programação musical que já trouxe a Goiânia nomes como o pianista Vítor Araújo e os Autoramas, a Ambientar 2009 recebe nesta semana duas bandas que prometem agitar o palco da mostra. Os shows são abertos ao público, a renda é integralmente beneficente e o ingresso é o mesmo dos demais dias: 2kg de alimentos não-perecíveis ou uma lata de leite em pó ou R$ 10,00.

BARFLY – Dia 30 de setembro, quarta-feira, às 20h
Contato:
Cláudio - 8410-6440
A Barfly, imbuída dos mais relevantes propósitos filosófico-musicais, inspirada por seu mentor Charles Bukowski, o velho bebum, lança agora seu terceiro disco. O grupo passa a matutar questões relacionadas à passagem do tempo e suas conseqüências sobre as pessoas, os relacionamentos, a música e substantivos assemelhados. São 13 canções que evidenciam o lirismo intrínseco do grupo, adicionadas de elementos experimentais, com uma perspectiva evolutiva, ampliativa dos limites de que a banda talvez padecesse.
Poucas bandas alternativas nacionais enfurnaram-se por tanto tempo em estúdio, polindo as ideias até atingir o nível de produção alcançado. (H)Our é um disco operário e boêmio. São incansáveis madrugadas à procura do timbre certo. São letras de Cláudio Ribeiro e Carlos Alexandre Aidar que carregam a melancolia dos fatos passados, a urgência da vida que insiste em acelerar furiosamente e a serenidade de um futuro que, claro, não existe para ninguém.
São seus integrantes: Carlos Alexandre Aidar (guitarra e voz), Claudio Ribeiro (guitarra e voz), Nilo Faria (baixo) e Marcelo Guzzo (bateria).

UMBANDO – Dia 1º de outubro, quinta-feira, às 20h
Contato:
Rogério Pafa – 9908-1932
Formado em 2001, o Umbando vem desde então fazendo shows em Goiânia, Brasília, Chapada dos Veadeiros, Cidade de Goiás e outros lugares do Brasil Central. O Umbando tem um repertório exclusivo de músicas autorais, com composições que recriam ritmos brasileiros como o samba (e suas variações), o baião, o xote, a catira e outros tantos, sendo considerado por muitos a melhor banda goiana neste estilo.

Os arranjos são criados coletivamente pelos sete instrumentistas, onde as características afro-brasileiras, regionais e populares das músicas são ressaltadas. A farta percussão se apropria de ritmos ancestrais como côco, ijexá, sambas de roda e angola, maculelê, alujás, maracatus, jongo, congada, cirandas e outras folias.

Flautas como a transversal, a doce e a de caboclinho (gaita) tecem melodias e solos que remetem a choros, sambas, bandas de pífano e peças barrocas, tudo com muita personalidade. O violão de cordas de náilon na tradição brasileira é a base do som do bando, que ainda conta com violão (aço) ou guitarra, ocasionais viola caipira e poderosa cozinha de baixo e bateria, que insere elementos mais modernos como funk, reggae, rock, blues e outros.
Depois de quase oito anos de apresentações, a banda está iniciando sua turnê de lançamento do primeiro CD, Umbando (pelo selo Fósforo), contando com boa repercussão e elogios da crítica.

O CD traz 12 músicas totalmente autorais. As 11 canções e uma faixa instrumental transitam pelas avenidas urbanas do Brasil e também por suas trilhas rurais, mesclando percussão afro-brasileira com a tríade guitarra-baixo-bateria e instrumentos da tradição musical do país, como violões, viola, flautas.

Fazem parte da banda: Luis Fernando (guitarra), Carlos Foca (baixo), Dondin (percussão), Zé César (percussão), Rogério Pafa (bateria), Flavinho (percussão), Kleber (voz) e Marco Antônio (flauta e voz).

Nenhum comentário:

Postar um comentário